ROSE HARMUCH

08 julho, 2024
Blog | Brazilianwaves

NASCIDA NO BERÇO DO RÁDIO

Não, não é força de expressão! A pioneira Rose Harmuch, filha e irmã de radialistas, nasceu em uma casa que abrigava a Rádio Clube e o transmissor da emissora em Ponta Grossa, e onde toda sua família morava em 1954.

O pai, Elias, trabalhou quase a vida toda em rádio, e como não poderia deixar de ser, a menina que cresceu nesse ambiente, ficou curiosa para aprender tudo sobre aquele universo…

Com o aval e o incentivo da família, aos 10 de idade aprendeu com os locutores a parte técnica. E entre microfones, gravadores, transmissores, cabos, plugs, discos, e toda parafernália das emissoras, Rose acabou fazendo de tudo um pouco: operou os equipamentos, vendeu ingressos para os programas de auditório transmitidos por algumas rádios, trabalhou na parte administrativa, na área comercial, sempre acompanhando o pai, que percorreu o Paraná para atuar como locutor, ou para ajudar a montar as emissoras. Londrina, Arapongas, Apucarana, Maringá, Irati, Pitanga e Rebouças foram alguns dos municípios em que pai e filha trabalharam.

Aos vinte e poucos anos, inevitavelmente, Rose se arriscou na locução. Estreou apresentando a oração da Ave-Maria, transmitida na rádio Najuá, em Irati. Aliás, Rose foi a primeira locutora da emissora, inaugurada em 1978.

A experiência foi só o começo de uma rica trajetória na comunicação: Rose apresentou programas de música, entrevistas, noticiários, foi repórter policial, cobriu acidentes, esportes, enchentes, entrevistou artistas, e políticos. E ouvintes, claro. Adora contar as histórias que a comoveram ou indignaram… os perrengues e as surpresas que passou com alguns convidados, mas tudo com muito bom humor.

Sobre as mudanças tecnológicas, como a internet e o whatsapp, ela fala com entusiasmo, comparando as dificuldades que os comunicadores, e ela mesmo enfrentaram há algumas décadas para conseguir informações, tendo que literalmente correr atrás das notícias…

Aos dois filhos, que se orgulha em dizer que criou sozinha, ela sempre repete: ninguém consegue fazer bem feito o que não gosta de fazer. E Rose ama fazer rádio. Tanto que permanece até hoje no ar, aos 70 anos, apresentando o programa “Show da Tarde”, na Rádio Super Najuá, em Irati.

Perguntada sobre quando pretende se aposentar, ela responde fazendo piada: “Não sei, acho que só quando eu parar de falar, eu acho. Que eu falo mais que a boca.”

Mas depois acrescenta: “Eu tenho que saber o meu limite, uma hora eu vou ter que parar, né, eu penso nisso também. Mas enquanto eu puder, estiver andando, conseguindo falar… porque a partir do momento que a gente ver que o cérebro não está funcionando, então você tem que ter noção….”

Para a alegria dos ouvintes da rádio Super Najuá, e para nós, que tivemos o privilégio de conhecer essa pioneira, o cérebro de Rose continua muito bem, obrigada!

E desconfiamos que ela vai alegrar as tardes nas ondas da Super Najuá FM 92,5 por muitos e muitos anos ainda…

 

Site da rádio: https://najua.com.br/najua/

Curiosidades do programa apresentado por Rose: https://najua.com.br/noticia/fatos-e-frases-show-da-tarde-com-ouvintes-inusitados/