YARA RAMOS

04 novembro, 2024
Blog | Brazilianwaves

50 anos no ar decifrando os astros e conectando corações

Uma das 7 mulheres de uma família de 14 filhos, Rosa da Aparecida Ramos Teixeira, nasceu em São Jerônimo da Serra, norte do Paraná, no dia 10 de maio de 1938. Cresceu trabalhando no campo, como seus irmãos. Aos nove anos, a família se mudou para Londrina, e ela conta, em um dos seus livros, “A Grande Viagem – Relato de viagens pelo mundo e pela vida”, que como as irmãs eram em maior número, aprenderam todas as tarefas e afazeres tradicionalmente delegados aos homens, assim como foram incentivadas a tomar decisões sozinhas, e ter iniciativas diante de situações desafiadoras.

Ela considera que o modo como foi criada, muito diferente da educação dada às meninas de sua época, a ajudou no desenvolvimento de seu espírito livre, arrojado e empreendedor. Aos 12 anos, já começou a dar aulas, alfabetizando primeiro seus irmãos mais novos, e os empregados da fazenda onde moravam. Autodidata em quase tudo que quis aprender, aos 15 anos de idade, se tornou a primeira professora da escola municipal do povoado de Maravilha, em Londrina. Foram oito anos percorrendo os sete quilômetros do caminho até a escola no lombo de um cavalo, pois não havia outro meio de transporte. Foi nesse período que Rosa alfabetizou em 3 meses, crianças vindas do Japão, filhas de pais imigrantes.

Mas ela se aventurou em outras profissões: foi bancária, secretária, estudou para ser médica, e até fez cursinho em Curitiba para prestar o sonhado vestibular para medicina, mas desistiu quando uma cartomante “revelou” que seu destino estava atrelado a um homem que ela conheceria em Londrina. Ela simplesmente não teve dúvida, e voltou para a cidade onde cresceu. Lá, se tornou ouvinte assídua do programa “Seu Destino através dos astros”, da Rádio Auriverde. Cada vez mais interessada no assunto, procurou o astrólogo e apresentador do programa, conhecido como Professor Netuno, e marcou uma consulta com o profissional. Surpreendentemente, foi convidada para trabalhar com ele, que previu que ela teria uma brilhante carreira no rádio. Ela aceitou o emprego, e começou o trabalho separando as centenas de cartas que o apresentador recebia dos ouvintes, e não demorou para que fosse incentivada a narrá-las no ar. Em pouco tempo, Professor Netuno e Rosa se apaixonaram e tiveram uma filha.

Em 1971, Rosa estreou seu próprio programa no rádio. Os patrocinadores do programa do Professor Netuno a procuraram para que apresentasse uma atração parecida na Rádio Difusora. Na época, segundo ela, o ex-governador e ex-senador do Paraná, o então jovem Álvaro Dias tinha um programa em outra emissora chamado “Palavras Amigas”, e que tinha grande audiência. Ela conta que seu programa entrou no mesmo horário do programa do atual político, e em 60 dias no ar, ela ultrapassou o número de ouvintes do concorrente, e acabou derrubando também a audiência de outro famoso radialista, Omar Cardoso, que apresentava um programa em Brasília.

A partir daí, o sucesso do programa “Yara Ramos”, que tinha uma hora de duração, só aumentou. Ah, sim, nessa época, Rosa já tinha se tornado Yara, e ela explica que o nome foi dado por uma protetora espiritual. Nessa longa jornada, Yara Ramos trabalhou na Rádio Folha Londrina, e escreveu horóscopo para o jornal impresso do grupo por 25 anos. Também passou pelas rádios Clube, Rádio Igapó e Rádio Band. E ainda se aventurou na TV, apresentando um quadro de horóscopo para uma emissora de Apucarana, durante 3 anos.

Atualmente, há 35 anos na Rádio Londrina, ela apresenta sua atração das 08h às 09h, de segunda a sexta-feira. Também produz e grava seus programas para várias cidades brasileiras: em Ituiutaba, Minas Gerais, ela envia seus conselhos aos ouvintes há pelo menos 32 anos. Muitos admiradores de Curitiba também escutam atentos suas orientações e previsões há três décadas.

Yara conta que até hoje os ouvintes ligam fazendo perguntas pessoais, pedindo conselhos e simpatias. E claro que a tecnologia ajuda. Antigamente era tudo por carta, então dá pra imaginar a montanha de correspondências que essa pioneira acumulou durante décadas falando sobre a previsão dos astros. E esse sucesso a fez acumular também muitas homenagens, prêmios, menções honrosas e todo tipo de reconhecimento, não só em Londrina, mas em várias cidades, inclusive na Assembleia Legislativa do Paraná.

Porém, humildemente ela lembra que a passagem que mais a marcou durante sua longa e brilhante carreira no rádio foi quando disseram que ela teria um programa só seu, e ela se perguntou, incrédula: “Será que eu sou tudo isso?!”

Bem, acho que uma carreira de 5 décadas responde essa dúvida. Yara Ramos é uma das pioneiras que destacamos com prazer na pesquisa para o roteiro do documentário “Vozes Pioneiras – A Influência e o Papel das Mulheres na História do Rádio Paranaense”

Reportagens interessantes, onde ela conta acontecimentos curiosos durante sua carreira de astróloga: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/memorias-e-reflexoes-de-yara-ramos-723611.html?d=1