IVONE ELIAS MARQUES

13 novembro, 2024
Blog | Brazilianwaves

A inesquecível voz das ondas parnanguaras

Em Paranaguá, cidade que respira a brisa do mar e a história do Paraná, uma voz marcante ecoou pelos rádios, quebrando barreiras e abrindo caminho para outras mulheres: Ivone Elias Marques.

Na década de 1940, o mundo do rádio ainda era um universo predominantemente masculino. Mas a jovem Ivone, com sua voz suave, mas com um brilho nos olhos e muita determinação no coração, cruzou as ruas de paralelepípedos da cidade histórica em direção à Rádio Difusora de Paranaguá, onde começou sua trajetória no veículo, a convite da família Rezental, seus vizinhos, que eram os donos da emissora, e sabiam do talento da moça em declamar poesias no colégio.

Começou narrando anúncios e propagandas. Depois, ganhou espaço para um programa chamado “Gentileza”, e criou laços com os ouvintes, atendendo telefonemas, lendo cartas, e levando informações de serviços.

Participou de um dos programas mais famosos das rádios do litoral: “Coisas Nossas”, onde declamava poesia e cantava. Aliás, cantava muito, como ela mesma lembra com nostalgia: “Cantei muito. Gostei. Trabalhava de dia. A convivência era muito boa. Tudo era muito bom, acontecia espontaneamente. Não havia maldade, concorrência.” A atração era um sucesso entre os ouvintes, pois levava muita música e poesia, um verdadeiro sarau nas ondas do rádio.

Com o tempo, Ivone se tornou um nome familiar nos lares parnanguaras, não somente pelo trabalho na rádio, mas também pela sua dedicação ao magistério. Ivone formou gerações de alunos como professora primária. Foi professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio José Bonifácio e no Grupo Escolar Faria Sobrinho. Também foi uma das fundadoras do Colégio Diocesano Leão XII. Uma mulher de múltiplos talentos, que deixou sua marca na educação e na comunicação.

Sua voz era reconhecida por todos, e sua presença nos eventos da cidade era sinônimo de prestígio. Ivone participou ativamente da vida social e cultural de Paranaguá, apresentando concursos de beleza, como o Miss Paraná, e festivais de música.

Sua trajetória lhe rendeu reconhecimento e admiração. Recebeu prêmios e o carinho incondicional dos ouvintes. Em 2019, recebeu a Medalha do Mérito Estudantil, concedida pela Loja Maçônica Gonçalves Ledo, de Paranaguá. Uma justa homenagem pela sua contribuição para a educação e a cultura da cidade.

Falando em cultura, Ivone é mencionada na cidade como a primeira pessoa a difundir a introdução do Hino Nacional Brasileiro, em Paranaguá. Ela cantava em apresentações e eventos, em uma época em que a maioria dos moradores da cidade não tinha conhecimento desse trecho da música.

Com o passar dos anos, Ivone Elias Marques se tornou um ícone da comunicação no litoral paranaense, e sua voz acompanhou muitas gerações. Ivone se casou, e seguiu sua carreira no rádio, e só parou quando decidiu se dedicar exclusivamente aos filhos.

Ivone, a pioneira que desafiou as convenções e conquistou seu espaço no rádio paranaense, nos deixou um legado de força, coragem e amor à comunicação e às raízes de sua terra. Sua história, uma melodia que ecoa pelas ondas do rádio, nos inspira a lutar por nossos sonhos e a usar nossa voz para construir um mundo melhor.

Ivone Elias Marques é uma das pioneiras que nos alegrou e honrou com sua entrevista para o projeto de roteiro do documentário “Vozes Pioneiras – A Influência e o Papel das Mulheres na História do Rádio Paranaense”