DIVANIL BRASIL PEREIRA
De primeira operadora de rádio em Curitiba para especialista em Música Erudita
Em 1960, dois anos depois que a Rádio Estadual do Paraná, atual Rádio Educativa, 97.1 FM, começou ter presença frequente no dial, e ainda funcionava nas dependências do CEP- Colégio Estadual do Paraná, uma jovem curitibana ingressou na emissora em uma função até então raramente confiada às mulheres.
Divanil Brasil Pereira foi a primeira mulher admitida em cargo técnico em uma rádio de Curitiba, e ela se adaptou tão bem ao ambiente e às suas atribuições que ficou nas operações até 1978.
Divanil lembra que nos primeiros anos da Rádio Educativa, a programação era exclusivamente dedicada à música erudita. E o convívio quase que diário com esse gênero a tornou grande conhecedora do assunto. Tanto que trocou a função de operadora para assumir a de programadora musical. Entre os programas que tinham sua assinatura na seleção de músicas, está o “Clássicos Populares”, um dos mais longevos da emissora.
Entre as atividades nas operações e na programação musical, até sua aposentadoria, foram 50 anos dedicados à Rádio Educativa do Paraná. Amigos, histórias e experiências adquiridas durante essas décadas também não foram poucas.
É o que pretendemos mostrar com a participação de Divanil Brasil Pereira, no roteiro do documentário “Vozes Pioneiras – a influência e o papel das mulheres na história do rádio paranaense.