GENOVEVA ZAVILINSKI
Essa polaca tem uma hora só pra ela no rádio, há quase 40 anos.
Natural de Irati, onde seus pais se estabeleceram para trabalhar com a terra, a radialista e comunicadora Genoveva Zavilinski nasceu na pequena colônia Rio Bonito, em 06 de outubro de 1947. Até os 30 anos, só conheceu a rotina do campo, trabalhando nas lavouras da família. Em 1977, após a morte do pai, José Zavilinski, a descendente de poloneses mudou-se para a cidade com a mãe, Emília, que produzia colchas de crochê. Comunicativa e extrovertida, Genoveva já pegou as peças e rapidamente vendeu todas, assim como muitos enxovais para as moças da cidade. As vendas foram tão bem que ela montou a Geno Modas em 1983, um negócio que durou 20 anos. Nesse tempo, ela se dividiu entre a loja e um outro trabalho que também surgiu pelo talento e prazer que tinha em conversar, contar e ouvir histórias. Apaixonada pelas tradições do país europeu, origem de seus antepassados, Genoveva estreou em 1985 na Rádio Najuá, o programa “Hora Polonesa”. O sucesso veio rápido, tanto que ela conseguiu, com apenas um ano no ar, reunir amigos e comunidade para criar o Centro de Tradições Polonesas Três de Maio, em homenagem ao dia de Nossa Senhora Rainha da Polônia.
Carinhosamente chamado de “A Hora da Polaca”, o programa Hora Polonesa ou “Godzina Polska” em polonês, segue firme no ar há 38 anos na Rádio Najuá, emissora inaugurada em 1978, poucos anos antes da estreia da nossa pioneira.
Hoje em dia, a internet nos permite ouvir o programa pelo site: najua.com.br/ouvir/ Mas seus ouvintes gostam mesmo é de curtir a atração semanal pelas velhas ondas da rádio Super Najuá FM 92.5, onde podem conferir Genoveva em ação comandando o dial em uma hora de histórias, entrevistas e músicas. Sempre aos domingos, das 11h ao meio-dia. Mas ela não parou por aí. Sua paixão pelo rádio e pelas diversas culturas e tradições dos imigrantes, fez com que as etnias predominantes em Irati incentivassem a radialista a
conduzir um segundo programa que falasse dos outros descendentes da cidade. De pronto, ela aceitou, é claro. E assim nasceu mais uma produção sob a batuta da polaca mais conhecida da região: o semanal “Hora das Nações”, onde cada fim de semana, uma das nacionalidades presentes na região: portuguesa, ucraniana, italiana ou alemã, é representada no programa, que vai ao ar logo depois da Hora da Polaca, ou seja, das 12h às 12h30.
Genoveva Zavilinski é uma das pioneiras do rádio no Paraná, e sua contribuição para a cultura e pela valorização da mulher no rádio merece nossa homenagem!