DIRCE ALVES
A voz amiga que decifra os astros há mais de 40 anos
Dirce Alves, a astróloga que conquistou o rádio paranaense com sua voz acolhedora e previsões certeiras, é sinônimo de conhecimento e carisma. Sua trajetória, que se estende por mais de quatro décadas, é marcada por uma paixão insaciável por desvendar os mistérios do universo, e compartilhar suas descobertas com o público.
Desde criança, Dirce já demonstrava uma curiosidade incomum. Imagine uma menina de 8 anos que, em vez de voltar para casa, se refugiava na biblioteca, ou fora dela – quando os funcionários implicavam com a longa permanência da menina por lá – e devorava livros com uma velocidade impressionante. Sim, ela trocava as brincadeiras infantis por horas a fio em cima dos livros. Dirce lia de 4 a 6 livros por dia, e de temas variados, de religião à psiquiatria, passando, claro, pela astrologia. Essa sede por conhecimento era uma busca por compreender a vida e as pessoas.
Os livros sempre fizeram parte de sua vida, mas foi o rádio que a conectou de vez ao mundo. Filha de pai lituano e mãe russa, Dirce cresceu ouvindo o rádio em casa, e se interessou especialmente pelas previsões astrológicas de Omar Cardoso, considerado o grande astrólogo no Brasil na época, que possuía um horário na Rádio Bandeirantes de São Paulo, e tinha ouvintes e admiradores em todo o Brasil.
Com o tempo, a paixão de Dirce Alves pelo rádio se uniu à sua formação em jornalismo. Ela passou a escrever sobre religião e signos no Diário do Paraná, onde manteve uma coluna por seis anos. Seu talento a levou a outros importantes veículos, como o Correio de Notícias, o Estado do Paraná e Tribuna do Paraná. Nesse último, assinava o especial de domingo “Seu destino, sua vida”, que trazia previsões astrológicas e insights sobre o futuro. Seu especial anual de previsões era um verdadeiro fenômeno, esgotando exemplares nas bancas! Aliás, um caso curioso marcou essa época: Dirce anunciou na rádio que a edição com a previsão do ano sairia no dia 20 de dezembro, e pediu aos ouvintes que encomendassem o jornal. Para sua surpresa, no dia do lançamento, não havia um exemplar sequer nas bancas. Dirce pensou que tinha sido um fracasso. Mas lembra, com bom humor, que logo em seguida o próprio Paulo Pimentel, dono do jornal, ligou para parabenizá-la pelo sucesso estrondoso da edição: foram vendidos de 20 a 30 exemplares por banca, um número impressionante. Dirce repetiu esse sucesso por muitos anos, consagrando-se como uma das mais queridas e sérias astrólogas do Paraná.
O reconhecimento nos impressos já era grande, mas foi no rádio que Dirce Alves encontrou seu lar, e brilhou ainda mais. Em 1980, enquanto escrevia previsões no Paraná Shopping, ela foi convidada a fazer o mesmo na Rádio Cidade. O então diretor, Jair Brito, acreditou no talento de Dirce, e a contratou para ter seu próprio programa, e que levava seu nome: a atração “Dirce Alves Responde” caiu nas graças dos ouvintes, que se identificavam com sua linguagem simples e direta. Dirce, com seu jeito acolhedor, criava uma conexão genuína com o público, respondendo perguntas e oferecendo conselhos astrológicos.
A partir daí, Dirce Alves construiu uma carreira brilhante no rádio paranaense, passando por emissoras como Rádio Universo, Rádio Clube Paranaense, Rádio Atalaia e Rádio Colombo. Em cada uma delas, conquistou a audiência com seu talento único para comunicar, e sua paixão pela astrologia.
Na Rádio Atalaia, Dirce viveu um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Seu programa, que ia ao ar das 8h às 11h da manhã, chegava a receber mil cartas por dia! Dirce, com seus 50 quilos, “pegando o mundo inteiro”, como ela mesma diz, atendia ligações de brasileiros que moravam no Japão, Itália, e outros países.
Enquanto o programa era transmitido, Dirce, incansável, atendia ouvintes por telefone, oferecendo consultas astrológicas personalizadas. Ela transformou o programa em um verdadeiro serviço de utilidade pública, ajudando as pessoas a encontrar orientação e conforto. E não parava por aí. Nos bastidores, ela separava as cartas dos ouvintes, e as classificava em categorias: “bobas”, “problemas” e “dramas do dia”. Um trabalhão que ela dava conta com a ajuda do marido e do filho. Era uma verdadeira maratona. A “carta 10” era sempre a mais emocionante, cheia de histórias de vida. Dirce Alves era um fenômeno! Seu programa, transmitido até nos ônibus vermelhos de Curitiba, alcançava uma audiência gigantesca.
Durante sua trajetória, Dirce Alves protagonizou casos curiosos, como o da dona de um bordel no litoral que ligou pedindo para ela atender duas meninas do estabelecimento que precisavam muito falar com a astróloga. Ela atendeu, claro. A “empresária da noite”, agradecida, passou a ligar todos os dias, e até mandou presentes para Dirce, que acabou dividindo os mimos com a telefonista da rádio.
E quem não se lembra do episódio em que o horóscopo de Dirce Alves quebrou a banca do bicho no Paraná? Ela previu o número do animal que seria sorteado, causando um rebuliço entre os apostadores!
Ao longo de sua carreira, Dirce também se dedicou a aprimorar seus estudos sobre astrologia, participando de congressos e encontros com pesquisadores da área. Em 1983, ingressou na Associação Paulista de Astrologia, e em 1995, participou do Encontro de Pesquisadores em astrologia do IPO.
Mostrando que está sempre antenada com as novas tecnologias, criou sua própria rádio online, a Rádio Astral CWB, onde está diariamente ao vivo. Com a mesma energia e paixão de sempre, ela continua a levar aos ouvintes suas previsões e conselhos, sempre com um toque de bom humor e otimismo.
Com mais de 40 anos de carreira e 400 mil livros vendidos, Dirce Alves é, sem dúvida, uma das pioneiras da astrologia e da comunicação no rádio paranaense e brasileiro. Sua trajetória é uma inspiração para todos que buscam realizar seus sonhos com paixão e dedicação. Uma mulher que desafiou as convenções e conquistou seu espaço em um universo dominado pelos homens, quando iniciou sua carreira de muitas vitórias. Sua história é uma inspiração para todos nós!
Dirce Alves é mais uma pioneira do rádio paranaense que tivemos o grande prazer e a honra de entrevistar para o projeto de roteiro do documentário “Vozes Pioneiras: A Influência e o Papel das Mulheres na História do Rádio Paranaense”.
Aliás, você, já conferiu as previsões de Dirce Alves para hoje?! Sintonize na Rádio Astral CWB e deixe-se guiar pelos astros e pelo talento da nossa grande pioneira do rádio paranaense!