EVANIRA DOS SANTOS

07 janeiro, 2025
Blog | Brazilianwaves

A música como forma de vida: a história de Evanira dos Santos

Nascida em 1939, em Curitiba, Evanira dos Santos já demonstrava um talento nato para a música. Aos 8 aninhos, a pequena Evanira encantava a família com sua voz melodiosa nos encontros de domingo. Mas foi aos 12 anos que o palco a chamou pela primeira vez, quando venceu um concurso de calouros em um parque de diversões.

Aos 14, arriscou um teste para cantora na Rádio Guairacá e conseguiu seu primeiro contrato. Foi no início dos anos 1950, e sua estreia foi cantando no programa “Feira da Alegria”, atração que a emissora transmitia todos os domingos de noite, antes do horário de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, grandes destaques da emissora.

Não demorou para que seu talento chamasse a atenção de outras emissoras, e Evanira foi contratada pela Rádio PRB2, que mantinha um grande elenco de cantores e atores. Mas foi na Rádio Colombo, para a qual ela migrou alguns meses depois, que ganhou ainda mais destaque, com um programa que levava seu nome: “Evanira canta para seu almoço”.

No rádio, Evanira também encontrou o amor, quando casou com o sonoplasta Jair Brito. Juntos, construíram uma família, enquanto ela seguiu trilhando uma trajetória artística de sucesso, com o apoio do marido.

Entre os momentos marcantes de sua carreira, está a participação na primeira transmissão televisiva de Curitiba, que aconteceu no Clube Thalya, quando Evanira cantou com Agnaldo Rayol e Pery Ribeiro.

Depois disso, o palco da TV também se abriu para seu talento. Assim como o do teatro. Foram muitas as peças em que Evanira também encantou o público interpretando papéis marcantes em obras como “Ópera dos 3 vinténs” “Arena canta Zumbi”, “Funeral para um Rei Negro”, e “As Bruxas de Salém”

Em 1957, já muito conhecida do público, Evanira é eleita a melhor cantora do Paraná por voto popular, em um concurso promovido pela Associação Paranaense de rádios. Ela repete o feito em 1962 e 1963. E em 1977 também é reconhecida entre os melhores do ano.

Sempre em busca de aperfeiçoamento, e já consagrada como artista, Evanira volta aos estudos, concluindo o ensino médio e graduando-se em Educação Artística pela Unespar. A paixão pela música a leva a compartilhar seus conhecimentos, lecionando e trabalhando em projetos culturais na Prefeitura de Curitiba, como a Oficina de Música.

Aos 85 anos, já aposentada, Evanira é mais uma vez reconhecida como a grande cantora que é, e a homenagem veio do bloco carnavalesco Boca Negra, de Curitiba, que em 2024, celebra a trajetória da pioneira com o samba enredo “Evanira, a maior cantora do Paraná”.

A história de Evanira dos Santos é a de uma vida dedicada à música, à arte e à cultura. E foi uma honra entrevistá-la para o projeto de desenvolvimento de roteiro para o documentário Vozes Pioneiras – A Influência e o Papel das Mulheres na História do Rádio Paranaense.”